O Easy Health, desenvolvido pela Essentia Technologies, é um software de gestão clínica que integra agenda, prontuário eletrônico, prescrição digital e outros recursos voltados para médicos e nutricionistas.
Meu papel foi criar o primeiro Design System da plataforma, definindo padrões visuais e promovendo a consistência do produto.

Ao iniciar na Essentia Technologies, identifiquei alguns problemas no processo criativo que impactavam diretamente a eficiência do time:
Esses pontos geravam retrabalho recorrente tanto para designers quanto para desenvolvedores.
Tudo mudou com a chegada da primeira hackathon do grupo Essentia.
Vi a oportunidade ideal para mudar esse cenário e sugeri a criação de um novo Design System.
Com a base estruturada durante o evento, pude aprimorá-lo nas semanas seguintes, consolidando uma linguagem visual unificada que atualmente é a base de design do produto.

O Design System foi estruturado em duas etapas:
Definição da base tipográfica, paleta de cores, espaçamentos ícones e tokens.
Construção de elementos como botões, inputs, modais e grids.
Definição dos elementos visuais como tipografia, paleta de cores, espaçamentos e ícones, organizados em tokens.


Criação de componentes reutilizáveis como botões, inputs, toasts, modais e tooltips.


Após a implementação do Design System, o tempo de criação de protótipos reduziu significativamente. Com a estruturação dos tokens e componentes na programação, os desenvolvedores passaram a trabalhar com mais eficiência, diminuindo o retrabalho e acelerando as entregas.
A última iniciativa que conduzi foi uma apresentação para a toda a equipe, destacando a importância de um design system na consistência visual e organizacional de um produto.
